Por favor, seja paciente e leia o sistema com cuidado. Foi feito grande esforço para explica-lo de forma mais breve, curta e simples possível. Não deixe o tamanho do texto intimida-lo.

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ATRIBUTOS

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Nesse sistema, os personagens possuem 7 atributos básicos. Esses atributos se referem as capacidades do seu corpo e mente. São eles:

POTÊNCIA, que define a força do seu corpo e da sua dobra. Pessoas de grande potência conseguem carregar muito peso.

HABILIDADE, que define a destreza e habilidade manual de um indivíduo. Personagens habilidosos são ótimos acrobatas, rápidos com as mãos e precisos ao mirarem.

VIGOR, que define a resistência física do corpo. Pessoas vigorosas conseguem suportar mais golpes e permanecer dobrando seu elemento por mais tempo.

CONHECIMENTO, que define o aprendizado acadêmico que o personagem adquiriu durante a vida. Pessoas de grande conhecimento possuem informações que exigem estudo e pesquisa.

COMPREENSÃO, que se refere a percepção da pessoa sobre o mundo e si mesmo. Pessoas de grande compreensão são alertas as nuances do mundo ao seu redor e do interior de seu próprio corpo e mente.

EXPRESSÃO, que se refere a capacidade de comunicação do indivíduo. Pessoas expressivas tem facilidade em conversar com estranhos, mentir de forma convincente e debater de forma coerente.

CHI, se refere a capacidade de combate de um indivíduo em artes marciais ou dobra. Personagens com um valor alto de chi são grandes combatentes.

Os atributos seguem de uma escala de 1 à 5 pontos, sendo o 1 o valor de uma pessoa comum e 5 o máximo da capacidade humana. A unica pessoa capaz de superar essas habilidades é o Avatar, cujo Chi superar as barreiras da humanidade, se comparando aos poderes dos Espíritos.

Você pode verificar a explicação completa de cada atributo por nível aqui.

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PERÍCIAS

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Sob cada atributo seguem suas perícias correspondentes. Elas se referem as habilidades aprendidas referentes aquela capacidade. Perícias podem ser aprendidas, mas nenhuma quantidade de estudo pode superar a capacidade do seu corpo. Você só pode ter uma perícia com cinco pontos para cada ponto em seu atributo correspondente. Nenhum personagem inicial pode ter uma perícia com valores acima de 3 pontos.

A perícias são as seguintes:

POTÊNCIA: Empurrar, Derrubar, Agarrar.

HABILIDADE Acrobacia, *Cavalgar, Furtividade, *Ladinagem.

VIGOR: Corrida, Natação, Escalada.

CONHECIMENTO: História, Geografia, Medicina, -Ofício, Sobrevivência.

COMPREENSÃO: Intuição, Percepção, *Espírito.

EXPRESSÃO *Adestrar Animais, -Artes, Diplomacia, Enganação, Intimidação, Obter, Informação.

CHI: Poder, Manipulação, -Técnica.

A maior parte das perícias são autoexplicativas, com exceção de alguns detalhes:

Perícias sem treinamento - Quase todas as perícias podem ser utilizadas sem conhecimento, usando apenas o valor do atributo correspondente. Entretanto, as perícias marcadas com * só podem ser usadas se forem aprendidas. Se um teste for exigido de um personagem sem a perícia, ele é imediatamente considerado uma falha.

Perícias Repetidas - Perícias marcadas com o sinal de - podem ser aprendidas mais de uma vez, para aprender um segundo conhecimento. Por exemplo, você pode aprender Artes (dança) e futuramente comprar um ponto em Arte (pintura). O mesmo ocorre para Ofício, podendo escolher mais de uma profissão como marcenaria, forja, alfaiate e etc. O mesmo ocorre para a Técnica, podendo se aprender técnicas de luta marcial, de dobra e de armas diferentes.

Perícias Particulares - A perícia Espirito exige uma explicação em particular. Ela se refere a compreensão espiritual do indivíduo. Apenas pessoas com um valor alto nessa perícia são capazes de fazer uma Projeção Astral.

Perícias de Combate - As perícias de chi são usadas exclusivamente para combate, sendo ele marcial, com armas ou de dobra. Poder se refere a força do golpe aplicado e a proporção do dano causado. Manipulação se refere ao controle sobre a dobra ou arma e a precisão do golpe. Técnica se refere ao conhecimento possuído sobre a arte praticada.

Você pode verificar a explicação completa de cada perícia por nível aqui.

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VANTAGENS E DESVANTAGENS

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Vantagens e desvantagens são características que tornar os personagens únicos, garantindo a eles habilidades e fraquezas. Vantagens custam pontos para serem adquiridas, enquanto desvantagens te concedem pontos em troca de uma penalidade. Vantagens e desvantagens podem possuir pré-requisitos para adquiri-las, então garante que eles estejam satisfeitos ao adquiri-las.
Não existe um número de vantagens e desvantagens minimo ou máximo que um jogador pode adquirir. Porém, o jogador deve ter em mente que independente das precauções, as desvantagens iram inevitavelmente prejudicar o personagem.

Você pode verificar a lista completa de vantagens e desvantagens aqui.

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PONTOS DE PERSONAGEM

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Os pontos de personagem são utilizados para comprar pontos de atributo, perícias e vantagens. Você pode adquirir pontos de personagem adquirindo desvantagens, participando da trama e comparecendo as aulas. Os custos de pontos de personagem são:

ATRIBUTOS
o 5
oo 10
ooo 15
oooo 20
ooooo 25

PERÍCIAS
o 3
oo 6
ooo 9
oooo 12
ooooo 15

VANTAGENS / DESVANTAGENS
5, 10 ou 15 pontos, descritos no nome da vantagem/desvantagem.

Personagens iniciais começam com 60 pontos de personagem. Dentre eles, é obrigatório comprar o primeiro nível de cada um dos atributos. Isso deixa o jogador com 30 pontos de personagem livre para distribuir como quiser na ficha.

Não é necessário gastar todos os pontos de uma vez. Sendo assim o jogador pode acumular pontos de personagem por quanto tempo desejar.

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RENDA E ITENS

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Existem 5 categorias de renda:

DESABRIGADO: O personagem não possui residencia ou renda e precisa trabalhar diariamente por comida.
POBRE: O personagem possui uma residencia humilde e renda, mas não o suficiente para gastar além de suas necessidades básicas.
MÉDIA: O personagem possui uma residencia comum e renda, tendo um valor modesto para gastar além de suas necessidades básicas.
AVANTAJADO: O personagem possui uma residencia bonita e renda, tendo um bom valor para gastar além de suas necessidades básicas.
RICO: O personagem possui uma grande residencia e renda, tendo um grande valor para gastar além de suas necessidades básicas.

Todos os personagens começam na categoria Média. Vantagens e desvantagens podem mudar essa categoria. Personagens adolescentes de categoria média ou superior não precisam de um trabalho, podendo contar com sua família para a fonte de renda. O mesmo se aplica a órfãos que residam em orfanatos. Adolescentes sem responsáveis necessitam de um emprego fixo para se manterem nessa categoria. Todos os adultos que não sejam Avantajados ou Ricos devem possuir um emprego. Empregos não exigem postagens constantes de trabalho, mas o jogador deve menciona-lo com frequencia.

Existem 5 categorias de itens:

ARMAS: Todos os tipos de armamentos.
VEICULOS: Inclusos montarias e maquinas.
ANIMAIS: Outros que não sejam montarias.
FERRAMENTAS: Kits de oficios e afins.
VESTIMENTAS: Roupas de todos os tipos.

Itens nessas categorias podem ser relevantes e por isso devem ser descritos na ficha do personagem. Itens iniciais podem ser escolhidos livremente, mas serão avaliados pela Moderação. Lembre-se de mante-los coerentes a sua renda. Quaisquer outros itens são considerados irrelevantes e não precisam ser mencionados na ficha.

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ROLAGEM DE DADOS

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As rolagens são feitas da seguinte forma:

Rolam-se um numero de dados de 10 lados igual aos pontos do atributo + perícia sendo utilizado.

Exemplo:

Eu quero fazer uma apresentação artistica com meu bandolim. Minha Expressão oo e Artes (bandolim) ooo. Nesse caso eu rolarei 5 dados.

O Moderador definirá a dificuldade da apresentação. Elas são:

3-4 - Fácil
5-6 - Médio
7-8 - Difícil
9-10 - Muito Difícil

Um dado que tenha tirado o valor pedido ou maior é considerado um sucesso. A quantidade de sucessos corresponde a sua performace. Nenhum sucesso é uma falha.

Muitas vezes será requerido um minimo de sucessos para concluir a tarefa. Lutas são decididas por rolagem contra rolagem. Aquele com mais sucessos vence.